Ticker

6/recent/ticker-posts

EDITAL DO 1º CONCURSO LITERÁRIO DA ACADEMIA METROPOLITANA DE LETRAS E ARTES DE FEIRA DE SANTANA

  

1 - DO EDITAL DE INSCRIÇÃO

A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana torna público o Edital do seu 1º Concurso Literário, para alunos (as) matriculados (as), que estejam cursando, do 9º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais, ao 3º Ano do Ensino Médio, em escolas da Rede Pública Municipal/Estadual de Educação, e público em geral, conforme normas e condições especificadas no presente edital.

 

2 - DO OBJETIVO DO CONCURSO

O presente concurso tem por objetivos o estímulo à produção cultural e literária nas cidades da Região Metropolitana de Feira de Santana (Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho, São Gonçalo dos Campos e Feira de Santana), a valorização da escola pública enquanto instituição relevante para a formação do cidadão e a revelação de novos talentos literários de todo o Brasil, nos gêneros poesia e crônica.

 

3 - DO PÚBLICO ALVO

O concurso tem como público alvo duas categorias a) público específico: alunos (as) que estejam cursando do ano do Ensino Fundamental, Anos Finais, ao 3º Ano do Ensino Médio, matriculados em 2022, em escolas que integram a Rede Pública Municipal/Estadual de Educação, das cidades integrantes da Região Metropolitana de Feira de Santana, Bahia.  b) público geral: quaisquer pessoas, maiores de 18 anos, de todo o Brasil e do exterior.

 

 

4 - DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO EDITAL

06 de julho 2022:  Publicação do edital no  sítio da Academia Academia Metropolitana de Letras e Artes, no Instagram e em outros meios impressos e digitais.

 

07 de julho a 10 de setembro de 2022: Período de Inscrições.

 

08 de setembro a 30 de setembro de 2022: Período de Seleção de trabalhos (poemas e crônicas) por parte da Academia Metropolitana.

 

02 de outubro de 2022: Publicação do resultado oficial do concurso no site e Instagram

 

30 de outubro de 2022: Cerimônia de premiação aos selecionados.

 

 

 

 

5 - DAS CATEGORIAS E DA PREMIAÇÃO

     CATEGORIA A – PÚBLICO ESPECÍFICO - ESTUDANTES

Categoria

Prêmio 1º lugar

Prêmio 2º lugar

Prêmio 3º lugar

Poesia

Certificado e três livros

Certificado e dois livros

Certificado e um livro

Crônica

Certificado e três livros

Certificado e dois livros

Certificado e um livro

 

     CATEGORIA B – PÚBLICO GERAL

Categoria

Prêmio 1º lugar

Prêmio 2º lugar

Prêmio 3º lugar

Poesia

Certificado e três livros

Certificado e dois livros

Certificado e um livro

Crônica

Certificado e três livros

Certificado e dois livros

Certificado e um livro

 

     OBSERVAÇÕES:

    - Do 4º ao 20º lugar, os selecionados receberão Certificado de Honra ao Mérito.

    - Os prêmios serão patrocinados por membros da Academia Metropolitana, empresários    e outros escritores convidados.

 

6 - DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições são gratuitas e serão realizadas somente via e-mail, para o endereço academiametropolitana1@gmail.com,  no período aprazado.

No ato de inscrição, os candidatos devem:

– Informar o seu nome completo, data de nascimento, e- mail, telefone (WhatsApp), endereço, comprovante de matrícula, nome da escola na qual estuda e cidade;

– Enviar cópia digitalizada, em PDF, do documento de Identidade/RG.

– Enviar o poema ou crônica, em PDF.

 

Poema ou crônica:

§1º O poema a ser enviado pelo (a) candidato (a) deverá ser original e inédito e será analisado através de critérios técnico-estéticos, quanto à forma e conteúdo. Deve ser enviado, via e-mail, em dois arquivos diferentes, ambos no formato PDF: Um com o nome do (a) candidato (a) e outro sem o nome do (a) candidato (a).

 

§2º A crônica a ser enviada pelo (a) candidato (a) deverá ser original e inédita e será analisada pelos seguintes aspectos: Domínio da norma padrão da língua portuguesa, concisão vocabular, organização das informações contidas no texto, poder de argumentação e defesa de um ponto de vista, respeito a valores éticos e reconhecimento das diversidades socioculturais. A crônica deve ser enviada, via e-mail, em dois arquivos diferentes, ambos no formato PDF: Um com o nome do (a) candidato e outro sem o nome do (a) candidato (a). O trabalho também deve ser assim formatado:Word; Fonte: Arial 12; Espaçamento: Duplo; Número de linhas: Entre 60 (sessenta) e 120 (cento e vinte) linhas.

7 - DO EVENTO DE PREMIAÇÃO

O evento de premiação do 1º Concurso Literário será realizado em local e data a ser definido oportunamente.

 

8 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

Cabe à Comissão Organizadora composta pelos acadêmicos Cláudia Gomes, Antônio Cazumbá, Celiah Zainn e Valmir Pereira, a condução do presente concurso, incluindo: divulgação, verificação da documentação relativa ao processo de inscrição, premiação e resolução de toda e qualquer questão que porventura esteja omissa neste edital.

Além dos livros e certificados, a Comissão Organizadora poderá angariar, junto ao poder público, empresários e comerciantes, outros prêmios para os selecionados.

Para o julgamento dos trabalhos, o presidente da Academia Metropolitana designará uma comissão julgadora composta por três escritores, que sejam da área de Letras/Literatura, de notório saber e envolvidos com a Cultura e as Artes em geral. A decisão da Comissão Julgadora é de caráter irrevogável, não cabendo recurso.

 

Feira de Santana-BA, 05 de julho de 2022.

 

Maroel da Silva Bispo

Presidente da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Cláudia Gomes

Valmir Pereira

Antônio Cazumbá

Celiah Zainn

 

 

 

 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá. Pode ser enviado um texto de cada gênero, ou seja um poema e uma crônica pelo mesmo autor?

    ResponderExcluir