Ticker

6/recent/ticker-posts

EDITORA MANDACARU REALIZA O CONCURSO LITERÁRIO DE CULTURA NORDESTINA 2021 - PRÊMIO LUIZ GONZAGA

Luiz Gonzaga do Nascimento era filho de Januário José Santos, lavrador e sanfoneiro, e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa. Nasceu na cidade de Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Desde criança se interessou pela sanfona de oito baixos do pai, a quem ajudava tocando zabumba e cantando em festas religiosas, feiras e forrós. Saiu de casa em 1930 para servir o exército como voluntário, mas já era conhecido como sanfoneiro. Viajou pelo Brasil como corneteiro e, de vez em quando se apresentava em festas, tocando sanfona. Deu baixa em 1939 e foi morar no Rio de Janeiro, levando sua primeira sanfona nova.

Passou a tocar nos mangues, no cais, em bares, nos cabarés da Lapa, além de se apresentar nas ruas, passando o chapéu para recolher dinheiro. Começou a participar de programas de calouros, inicialmente sem êxitos, até que, no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional, solou uma música sua, "Vira e mexe", e ficou em primeiro lugar. A partir de então, começou a participar de vários programas radiofônicos, inclusive gravando discos, como sanfoneiro, para outros artistas, até ser convidado para gravar como solista, em 1941.

Nos anos 80, sua carreira tomou novo impulso. Gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento etc. Sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram shows por todo o país com "A Vida de Viajante", passando a ser chamado de Gonzagão. Em 1984, recebeu o primeiro disco de ouro com "Danado de Bom". Por esta época apresentou-se duas vezes na Europa; e começaram a surgir os livros sobre o homem simples e, por vezes, até ingênuo, que gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções. Luiz Gonzaga morreu em Recife (PE), em 2 de agosto de 1989 (Fonte: educacao.uol.com.br).

Com intuito de valorizar a cultura nordestina e prestar uma homenagem ao grande compositor e cantor brasileiro Luiz Gonzaga, o rei do Baião e um dos mais expressivos divulgadores da cultura do Nordeste, a Editora Mandacaru, em parceria com a Revista Literária Inversos,  realiza o Concurso Literário de Cultura Nordestina 2021 - Prêmio Luiz Gonzaga, convidando os escritores e poetas do Brasil e do exterior a enviarem suas obras literárias.  Este concurso conta com o apoio cultural da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (ALAFS), presidida pela profª Lélia Fernandes e Academia de Letras do Brasil, seção Mato Grosso do Sul (ALB/MS), presidida pela escritora Nena Sarti. 

I - TEMA

O tema do poema deve abranger os valores da cultura nordestina, tão bem expressados nas letras e músicas do grande compositor e cantor Luiz Gonzaga. O texto enviado que não contemplar a temática proposta incidirá em desclassificação.

II – NÚMERO DE TEXTOS SELECIONADOS

Serão selecionados 30 (trinta) poemas para publicação gratuita no site e no Facebook  da Editora Mandacaru. Poderão ser escolhidos mais 10 (dez) poemas, a título de “Menção honrosa”.

III - INSCRIÇÕES

A inscrição do texto e participação é gratuita e cada pessoa poderá enviar apenas 01 (um) poema, abrangendo um dos temas, a qual não precisa ser inédita. Poderá se inscrever qualquer pessoa a partir dos 18 (dezoito) anos, do Brasil ou do exterior, desde que o poema seja escrito em língua portuguesa. Menores de 18 anos podem se inscrever, porém, com autorização escrita dos pais ou representante legal.

IV - PERÍODO DAS INSCRIÇÕES:

Serão aceitos textos enviados através do e-mail: editoramandacaru@gmail.com, no período de 02 maio a 04 de junho 2021.

V - DADOS EXIGIDOS NAS INSCRIÇÕES:

Serão aceitos apenas poemas. Em anexo, deverão ser enviados dois arquivos: 1º arquivo: um poema, com nome do autor e pseudônimo, caso queira, e logo abaixo, uma breve biografia com até 10 linhas; 2º arquivo: uma foto de perfil. O texto deverá ter as seguintes especificações: fonte New Roman Time, tamanho 12,  espaçamento 1,5, formato Word; o poema deve ter no máximo, 30 linhas.

 VI - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Todas as inscrições serão avaliadas por uma comissão de escritores e poetas de elevado conhecimento nas artes e na Literatura, os quais efetuarão o julgamento dos trabalhos com base em critérios de criatividade, originalidade, técnica de escrita de acordo com a norma culta da língua portuguesa ou qualidade artística e adequação ao tema proposto. Dessa decisão, não cabe recurso.

VII - DA PUBLICAÇÃO

As obras escolhidas serão publicadas, gratuitamente, no site e Facebook da Editora Mandacaru.

VIII – DA PREMIAÇÃO

A premiação constará de:

- Entrega de Certificado digital aos autores classificados, do 1º ao 30º lugar; entrega de Certificado digital para 10 (dez), autores selecionados, como Menção Honrosa.

- Os autores classificados em 1º, 2º e 3º lugar, com endereço no Brasil, receberão, gratuitamente, um livro impresso, como forma de premiação, incentivo e reconhecimento.

IX - CALENDÁRIO

Inscrição: 02 maio a 04 de junho 2021 | Seleção dos textos: 05 a 08 de junho 2021 |  Informação aos selecionados: 09 de junho 2021 | Publicação dos poemas: 10 de junho 2021.

X - DISPOSIÇÕES GERAIS

O inscrito deve responder exclusivamente pela autoria e originalidade da obra, e em caso de violação da legislação dos direitos autorais, assume única e integralmente a responsabilidade perante a Editora Mandacaru e terceiros.

O envio e submissão do texto para a Editora Mandacaru caracteriza a aceitação dos termos e condições deste edital.

Ao realizar a inscrição, os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para a Editora Mandacaru, sem ônus, exclusivamente para os propósitos definidos neste edital e para promoção desta iniciativa. Os direitos autorais da obra são do autor e permanecem com o mesmo.

A Editora Mandacaru se compromete a manter sob sigilo todas as informações prestadas pelos autores inscritos.

Os casos omissos serão resolvidos pela diretoria da Editora Mandacaru.

 

Feira de Santana-BA, 02 de maio de 2021.

 

Maroel Bispo

Diretor da Editora Mandacaru 

 

  

Postar um comentário

0 Comentários